Saiba quem é o advogado eleito presidente da Colômbia

autor Misto Brasília

Postado em 17/06/2018 20:00:17 - 19:55:00


advogado Iván Duque foi eleito hoje presidente da Colômbia com 53,9% dos votos/Arquivo/Radio Racarol

O advogado Iván Duque foi eleito hoje (17) presidente da Colômbia, com 53,96% dos votos validos

O advogado Iván Duque foi eleito hoje (17) presidente da Colômbia, com 53,96% dos votos validos. Ele recebeu 10,3 milhões de votos contra 41,83% dados a Gustavo Preto, que recebeu 8 milhões nas eleições em segundo turno realizada neste domingo.

Há quatro anos Duque foi eleito senador do Centro Democrático, mas dentro de uma lista fechada chefiada pelo ex-presidente Álvaro Uribe Vélez, não foi possível saber qual era sua riqueza eleitoral.

O atual presidente eleito é um advogado de Bogotá, embora de Antioquia, que fez toda a sua vida política sob a liderança do ex-presidente Álvaro Uribe. Escreveu os livros Machiavelli na Colômbia, Monetary Sins e The Orange Economy (como co-autor).

Tem 41 anos (nasceu em agosto de 1976) e é filho de Juliana Márquez e do político antioquenho Iván Duque Escobar, que foi ministro de Minas, governador de Antioquia e secretário nacional. Seus irmãos são Andrés e María Paula (pai e esposa do jornalista Néstor Morales).

Ele é advogado da Universidade Sergio Arboleda, com mestrado em Direito pela American University e outro em Administração Pública pela Georgetown.

No setor público, ele foi consultor da Corporação Andina de Fomento (CAF), assessor do Ministério da Fazenda, funcionário do Banco Interamericano de Desenvolvimento e senador da República. (Da Rádio Caracol)


Presidenciável Ciro Gomes chega na convenção do PDT
Surfista "pesca" com as mãos tainhas na praia da Laguna (SC)
veja +
Cristovam Buarque propõe fim do auxílio-moradia para parlamentares e juízes
Comissão do Senado aprovou regulamentação da profissão de cuidador
Câmara aprova proposta que regulamenta produção e comercialização de queijo artesanal
veja +