Lagartixa e javali são espécies invasoras do Cerrado no DF

autor Misto Brasília

Postado em 15/05/2018 16:25:00 - 16:15:00


Javali está entre as 49 espécies da fauna consideradas invasoras do Cerrado no DF/Arquivo

Levantamento inclui além da fauna, espécies da flora como o bambu, mamona e beijo-de-frade

Pardal, pombo, lagartixa, javali e rato europeu são alguns das 49 espécies da fauna consideradas invasoras do meio ambiente do Cerrado do Distrito Federal. Na lista da fauna até agora catalogada está ainda o caramujo africano, assim como 36 espécies da flora. Mamona, bambu e beijo-de-frade estão relação que pode ficar ainda maior.

Os estudos são do Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e do Instituto Brasília Ambiental, que abriu consulta pública online para novas colaborações. O nome de novas espécies consideradas invasores do bioma podem ser ampliadas até o dia 25 de maio, quando termina o prazo.

A ideia é reunir a comunidade científica, os setores produtivos e a sociedade civil para debater os manejos necessários à proteção do Cerrado do DF.

O coordenador de Flora do Ibram, Alisson Neves, afirma que “essas espécies são beneficiadas pela degradação ambiental e são bem-sucedidas em ambientes e paisagens alterados. Além disso, o potencial invasor e a severidade dos impactos causados podem ser intensificados em razão das mudanças climáticas”.

Algumas evidências nesse sentido já são admitidas. É o caso da forte presença de ervas e gramíneas inseminadas no passado como estratégias de potencialização econômica.


Moradores fazem panelaço durante pronunciamento de Temer no domingo
Apoio à greve dos caminhoneiros leva milhares às ruas neste domingo
veja +
Começa nesta sexta-feira o Feirão da Caixa em Brasília
Vacinação contra a aftosa continua no Distrito Federal até o final do mês
Barroso explica obrigação dos partidos em reservar 30% do fundo eleitoral para candidatas
veja +