Morte provoca mais polêmica no vazamento da Hydro Alunorte

autor Misto Brasília

Postado em 14/03/2018 10:58:33 - 10:52:00


Governo norueguês está em silêncio após vazamento da Hydro no Pará/Arquivo

Caso ganhou nova dimensão quando a Hydro admitiu que realizou vazamentos controlados

A mineradora norueguesa Hydro Alunorte está envolvida num dos mais recentes desastres ambientais no Brasil. Desde a confirmação no final de fevereiro de vazamento de rejeitos minerais de uma de suas instalações na cidade de Barcarena, região metropolitana de Belém do Pará, o governo da Noruega, dono de 34,4% das ações da empresa, mantém silêncio, apenas alega não ter envolvimento na gestão da companhia.

O escândalo ganhou nova dimensão na segunda-feira (12), quando a Hydro admitiu a um jornal norueguês que realizou vazamentos controlados, sem autorização, num canal que passa ao lado da refinaria desde 17 fevereiro, após uma forte chuva que atingiu a região. A companhia alega, porém, ter avisado as autoridades brasileiras e rejeita ser um acidente ambiental.

Outro fator que adicionou polêmica ao escândalo foi a morte, na última segunda-feira, de um líder comunitário que denunciava irregularidades nas operações da mineradora. Não há pistas do assassinato, e a polícia investiga o caso. 

Em entrevista à DW, a cientista política norueguesa Siri Aas Rustad, do Instituto de Pesquisa em Paz de Oslo (Prio, na sigla em inglês), comenta o silêncio do governo da Noruega.

“Quando a Hydro adquiriu a Alunorte em 2011, já havia muitos problemas ambientais relacionados à refinaria. Em 2009, houve um vazamento. Ao comprar a Alunorte, a Hydro se tornou responsável judicialmente pelas ações movidas contra a empresa devido a esse caso. Havia uma constante tensão em relação aos resíduos da empresa e parece que essa tensão com a comunidade local cresceu nos últimos seis meses. A principal crítica que temos é que, por eles saberem sobre o vazamento de 2009 e saberem que chuvas eram problemáticas, deveriam ter implementado melhores tecnologias e melhores métodos de como lidar com essa chuva”.


AO VIVO - II Congresso de Direito Eleitoral de Brasília
O brasileiro é criativo - Despacito no ritmo e versão do vendedor de bom bom
veja +
Aprovada reserva de vagas em universidades públicas para alunos bolsistas de escolas beneficentes
CCJ aprova doação de blindados do Exército brasileiro ao Uruguai
Projetos culturais do Distrito Federal recebem recursos
veja +