CVM barra criptomoedas para fundos nacionais

autor Misto Brasília

Postado em 12/01/2018 15:32:10 - 15:10:00


Criptomoedas Biticoms

A coqueluche mundial Bitcoins preocupa órgão de controle do mercado de capitais

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) barrou a aquisição de criptomoedas pelos fundos de investimentos. A orientação da Superintendência de Relações com Investidores Institucionais (SIN) é de que o mercado aguarde manifestação conclusiva da área técnica, o que deve ocorrer só em março. O direcionamento do regulador consta em ofício divulgado nesta sexta-feira (12).

"Assim, e baseado em dita indefinição, a interpretação desta área técnica é a de que as criptomoedas não podem ser qualificadas como ativos financeiros”, defende a CVM. E, portanto, “sua aquisição direta pelos fundos de investimento ali regulados não é permitida”.

A CVM não tem uma conclusão sobre investimentos na modalidade por meio de fundos no exterior, em locais onde a operação já é permitida.

As criptomoedas tem ganhado espaço no mercado internacional, inclusive no Japão e na Rússia. Para a frear a investida Japão em outubro de 2017 preparava lançamento de uma moeda digital própria chamada J-Coin. A Rússia caminha a passos largos no mesmo sentido e poderá em breve apresentar uma criptomoeda chamada CryptoRuble.


AO VIVO - II Congresso de Direito Eleitoral de Brasília
O brasileiro é criativo - Despacito no ritmo e versão do vendedor de bom bom
veja +
Aprovada reserva de vagas em universidades públicas para alunos bolsistas de escolas beneficentes
CCJ aprova doação de blindados do Exército brasileiro ao Uruguai
Projetos culturais do Distrito Federal recebem recursos
veja +