Barroso quer situação de Lula definida mais rápido

autor Misto Brasília

Postado em 23/12/2017 17:09:57 - 17:03:00


Ministro do STF, Luiz Barroso defende esclarecimento sobre regras para candidatos à Presidência/STF

Indefinição de candidatura do ex-presidente e regras para quem pode ser candidato preocupa ministro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barrosoafirmou, em entrevista à BBC Brasil, sobre a indefinição da candidatura de Lula da Silva à Presidência da República em 2018, que o melhor é que se esclareça, assim como se defina o mais cedo possível quais vão ser as regras e quem vai poder ser candidato. "Eu não sou comentarista político, portanto, não cabe a mim analisar as implicações da candidatura de A ou de B. Mas, se há uma indefinição jurídica, eu acho que quanto mais célere puder ser o esclarecimento dessa situação, melhor", enfatizou.

Caso o ex-presidente for condenado pelo TRF-4, ainda poderá tentar concorrer no pleito com uma decisão do STF ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no qual Barroso assumirá vaga efetiva em fevereiro.

Quanto à baixa confiança que a população brasileira tem hoje no Supremo, verificada na pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Barroso criticou a decisão da corte de autorizar que o Senado derrubasse o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG), o que chamou de "semissuicídio institucional".

Na visão de Barros, o Supremo desempenha mal um papel que não lhe cabe. Ou seja funcionar como tribunal criminal de 1º grau “para julgar políticos encrencados”. Com informações da BBC Brasil.


Fundo Partidário vai definir força das coligações, diz deputado
Bandidos ateiam fogo em ônibus em Florianópolis
veja +
Maia esteve com General Villas Boas para falar sobre intervenção
Comissão quer maior controle sobre importação de produtos agrícolas
Projetos que podem render recursos imediatos para o governo
veja +