Servidores do TJ-SP terão salários divulgados na internet

autor Misto Brasília

Postado em 14/11/2017 16:38:14 - 16:18:00


Interior do plenário do Tribunal de Justiça de São Paulo/Divulgação

Para relator de recurso, a postagem dos nomes e vencimentos não ofende intimidade ou vida privada

Os salários dos servidores da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) serão publicados juntamente com respectivos nomes na internet. Isso tem nome: transparência.

Sindicados tentaram, em 2013, barrar a medida no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Lograram êxito com uma decisão judicial e utilizaram argumento é que feria a intimidade dos funcionários.

No entando, recentemente, o relator do recurso, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, citou entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que “a divulgação do nome dos servidores e suas remunerações, inclusive em sítio eletrônico mantido pela Administração Pública, como informação de interesse coletivo e geral, não ofende a intimidade ou a vida privada”.

“Ante o exposto, dá-se provimento ao Recurso Especial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo”, traz a decisão, publicada na última sexta-feira (10). O presidente da Alesp, Cauê Macris (PSDB), por meio de nota, afirmou que a decisão foi uma vitória “do bom senso e a transparência”. Macris esteve em Brasília em agosto para tratar do assunto com o ministro Maia Filho.


AO VIVO - II Congresso de Direito Eleitoral de Brasília
O brasileiro é criativo - Despacito no ritmo e versão do vendedor de bom bom
veja +
Aprovada reserva de vagas em universidades públicas para alunos bolsistas de escolas beneficentes
CCJ aprova doação de blindados do Exército brasileiro ao Uruguai
Projetos culturais do Distrito Federal recebem recursos
veja +