Uma possível crise em gestação

autor André Pereira Cesar

Postado em 06/11/2017 14:18:59 - 14:12:00


Pode acontecer um possível embate entre Maia e os representantes do Planalto/Arquivo/Divulgação

Há um certo enfado no Congresso com a forma como o governo vem operando mudanças na legislação

Passado o feriado, o Congresso Nacional retoma suas atividades com agenda cheia. Na Câmara dos Deputados, um possível embate entre o presidente da Casa, Rodrigo Maia, e o Planalto, pode esquentar o ambiente. Vamos aos fatos.

Todo presidente da Câmara que se preza tem por hábito trabalhar para conter o ímpeto legislativo do Executivo, e o atual comandante da Casa não é diferente. Com sete medidas provisórias trancando a pauta, numa semana espremida entre dois feriadões, Maia avisou a Michel Temer que somente porá em votação as MPs após a aprovação da emenda constitucional que muda o rito de tramitação das medidas provisórias. Matéria espinhosa para o Planalto, para se dizer o mínimo.

Comenta-se nos bastidores que há um certo enfado no Congresso com a forma como o governo vem operando mudanças na legislação, sem prévia consulta e mínima discussão com a base parlamentar. Maia aproveita esse ambiente desfavorável ao Planalto para novamente demarcar seu distanciamento do presidente Temer.

O líder da Casa chegou de sua polêmica viagem ao Oriente Médio e Europa, com uma comitiva de quase dez deputados, na madrugada de domingo, mas já convocou um esforço concentrado da Câmara, com sessões de segunda a sexta-feira. Desafio para o Planalto.

O agravamento do quadro tem plenas condições de ser evitado, é obvio. No entanto, a atual situação é mais uma clara evidência das dificuldades para fazer avançar sua agenda central, notadamente a reforma da Previdência. Com o final do ano se aproximando, as atenções dos parlamentares se voltam para a votação do Orçamento do próximo ano.

E, claro, deputados e senadores olham para o processo eleitoral que já se desenha no horizonte.


Guga Kuerten diz que cortar dinheiro do esporte das crianças é ato de desespero
Forró e festa junina no gabinete do vice-presidente da Câmara
veja +
Comissão aprova criação de creches para filhos de agentes de segurança pública
Especialistas sugerem contratação de mais aprendizes pelo poder público
Aplicativo Sine Fácil ajuda 2,7 desempregados no Distrito Federal
veja +