Um paulista no Rio de Janeiro

autor André Pereira Cesar

Postado em 19/10/2017 08:06:00 - 09:02:00


A extraordinária construção da Igreja de São Francisco de Paula, no Rio/Arquivo/Divulgação

Saindo na estação Carioca do metrô, visitei a fabulosa igreja de São Francisco de Paula, de 1759

Em meus textos, geralmente abordo questões relativas à política - análises, cenários e afins. Hoje, porém, a temática será outra. O artigo tratará do Rio de Janeiro.

Sempre que visito a Cidade Maravilhosa, me fixo na Zona Sul (circuito Ipanema/Leblon). No último feriado mudei um pouco o roteiro. Fui conhecer os tesouros do centro da cidade.

Saindo na estação Carioca do metrô, visitei a fabulosa Igreja de São Francisco de Paula, que fica no Largo de mesmo nome. A construção teve início em 1759 e foi concluída somente em 1801. O altar mor e a capela foram entalhados por Mestre Valentim.

Em seguida rumei para o Real Gabinete Português de Leitura. Ao entrar no recinto principal, o queixo quase cai. Milhares de obras espalhadas pelo salão, para consulta pública. Me chamaram a atenção as diversas edições de Os Lusíadas, obra máxima de Camões.

Depois, cruzando a Rua do Ouvidor, chegamos ao Paço Imperial, primeira residência da família real no Brasil. Nem preciso dizer que a construção é tipicamente portuguesa.

Mais à frente entramos na Igreja de Nossa Senhora Antiga do Carmo, que foi a sede episcopal da Arquidiocese do Rio até 1976. Como maior curiosidade, os restos mortais de Pedro Alvares Cabral (aquele!). Outra obra deslumbrante.

O Mosteiro de São Bento é um caso à parte. Localizado em uma região alta da cidade, é das obras mais belas que já visitei.

Por último, o Museu da República, no antigo Palácio do Catete. Lá, você viaja no tempo e vê toda a história do Brasil, desde o governo do Marechal Deodoro. Os aposentos de Getúlio Vargas fascinam e assustam ao mesmo tempo.

O Rio segue encantador, apesar da violência generalizada e da falta de recursos do setor público. Esse paulista que vos escreve, a partir de agora, tem outra visão da cidade.


O brasileiro é criativo - Despacito no ritmo e versão do vendedor de bom bom
Deputado ataca Ciro e classifica o pré-candidato de racista e caloteiro
veja +
Aprovada reserva de vagas em universidades públicas para alunos bolsistas de escolas beneficentes
CCJ aprova doação de blindados do Exército brasileiro ao Uruguai
Projetos culturais do Distrito Federal recebem recursos
veja +