Um paulista no Rio de Janeiro

autor André Pereira Cesar

Postado em 19/10/2017 09:06:00 - 09:02:00


A extraordinária construção da Igreja de São Francisco de Paula, no Rio/Arquivo/Divulgação

Saindo na estação Carioca do metrô, visitei a fabulosa igreja de São Francisco de Paula, de 1759

Em meus textos, geralmente abordo questões relativas à política - análises, cenários e afins. Hoje, porém, a temática será outra. O artigo tratará do Rio de Janeiro.

Sempre que visito a Cidade Maravilhosa, me fixo na Zona Sul (circuito Ipanema/Leblon). No último feriado mudei um pouco o roteiro. Fui conhecer os tesouros do centro da cidade.

Saindo na estação Carioca do metrô, visitei a fabulosa Igreja de São Francisco de Paula, que fica no Largo de mesmo nome. A construção teve início em 1759 e foi concluída somente em 1801. O altar mor e a capela foram entalhados por Mestre Valentim.

Em seguida rumei para o Real Gabinete Português de Leitura. Ao entrar no recinto principal, o queixo quase cai. Milhares de obras espalhadas pelo salão, para consulta pública. Me chamaram a atenção as diversas edições de Os Lusíadas, obra máxima de Camões.

Depois, cruzando a Rua do Ouvidor, chegamos ao Paço Imperial, primeira residência da família real no Brasil. Nem preciso dizer que a construção é tipicamente portuguesa.

Mais à frente entramos na Igreja de Nossa Senhora Antiga do Carmo, que foi a sede episcopal da Arquidiocese do Rio até 1976. Como maior curiosidade, os restos mortais de Pedro Alvares Cabral (aquele!). Outra obra deslumbrante.

O Mosteiro de São Bento é um caso à parte. Localizado em uma região alta da cidade, é das obras mais belas que já visitei.

Por último, o Museu da República, no antigo Palácio do Catete. Lá, você viaja no tempo e vê toda a história do Brasil, desde o governo do Marechal Deodoro. Os aposentos de Getúlio Vargas fascinam e assustam ao mesmo tempo.

O Rio segue encantador, apesar da violência generalizada e da falta de recursos do setor público. Esse paulista que vos escreve, a partir de agora, tem outra visão da cidade.


AO VIVO -TV da Câmara Legislativa
O desabafo do prefeito de Belo Horizonte
veja +
Shéridan defende aumento da pena para estupro
Eunício anuncia que é MP para alterar reforma trabalhista no Palácio
Vital do Rêgo entrega auditorias de 94 obras para Comissão de Orçamento avaliar
veja +