Fachin diz que STF tem palavra final sobre afastamento de parlamentar

autor Misto Brasília

Postado em 11/10/2017 11:48:19 - 11:47:00


Ministro Edson Fachin disse que o STF tem a palavra final na Constituição/Arquivo/Divulgação

Ministro concluiu seu voto, mas a sessão foi suspensa para retornar depois do almoço

Como já era previsto, o ministro Edson Fachin é contra aval do Congresso Nacional para afastar parlamentar. O seu voto foi concluído há pouco, quando a sessão de julgamento do Supremo Tribunal Federal foi suspensa para retornar às 13h30. O próximo ministro a se manifestar é o ministro Alexandre de Moraes e a expectativa é de um placar apertado.

O Misto Brasília transmite ao vivo a sessão. Acesse TVs Públicas, na 1ª. página

Fachin disse que a competência final do STF tem a palavra final sobre a aplicação de medidas cautelares contra deputados e senadores. No entendimento do ministro, o Senado não teria o poder, por exemplo, lembra o site Jota, de reverter a decisão do Supremo de afastar do mandato o senador Aécio Neves (PSDB-MG) nem para derrubar a medida cautelar de recolhimento noturno.

“Estender essa competência [sobre prisão em flagrante] para permitir a revisão por parte do Poder Legislativo das decisões jurisdicionais sobre medidas cautelares penais significa ampliar a imunidade para além dos limites da própria normatividade que lhe é dada pela Constituição. É uma ofensa ao postulado republicano e uma ofensa à independência do Poder Judiciário”.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade 5526 foi apresentada pelo PP, PSC e Solidariedade, ainda em 2016, após o Supremo determinar o afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara e do mandato, diante do avanço das investigações da Operação Lava Jato contra ele. 


Presidenciável Ciro Gomes chega na convenção do PDT
Surfista "pesca" com as mãos tainhas na praia da Laguna (SC)
veja +
Cristovam Buarque propõe fim do auxílio-moradia para parlamentares e juízes
Comissão do Senado aprovou regulamentação da profissão de cuidador
Câmara aprova proposta que regulamenta produção e comercialização de queijo artesanal
veja +