Sopa de letrinhas: Brasil poderá ter 59 partidos políticos

autor Misto Brasília

Postado em 04/07/2016 13:47:00 - 13:45:00


Vista parcial do Congresso Nacional/Reprodução

Hoje, 27 partidos têm assento na Câmara dos Deputados, é o maior número entre 110 países

O Brasil tem o maior número de partidos com força política na Câmara em um conjunto de 110 países monitorados. O estudo é da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

A comparação internacional usou dados de 2011. Naquele ano, o número de partidos políticos efetivos do país era 11, segundo o Instituto de Qualidade de Governo da universidade. A média mundial era 4,1, de acordo com o portal da BBC.

Hoje, há 27 partidos com algum deputado filiado e 35 registrados no Tribunal Superior Eleitoral. O PRP e o PRTP têm um deputado cada na Câmara. Uma salada de letrinhas que só faz crescer o descrédito no sistema político-partidário.

E os absurdos não param. Há três em processo de criação mais avançado no Tribunal Superior Eleitoral, o Partido Liberal, o Partido dos Servidores Públicos e Privados e o Muda Brasil. Além disso, há outros 24 "em formação", informa o TSE.

Cálculo do cientista político Michael Gallagher, especialista no tema da Universidade Trinity, na Irlanda, revela que a quantidade de partidos políticos efetivos no Brasil deu um salto na última eleição, tendo passado de 11 em 2010 para 14 em 2014.


TV Câmara Legislativa AO VIVO
Manifestantes querem aumento na taxa de compensação mineral
veja +
Meirelles firme na catequese de deputados além da reforma, também sobre Orçamento
Torquato diz que não há espaço para "ilações especulativas" em posse de Segovia
Segovia fala de MPF X PF na posse de diretor-geral da Polícia Federal
veja +