Espalhe boas novas

autor Vitória Colvara

Postado em 04/10/2017 09:34:24 - 09:29:00


Busque boas notícias, porque o otimismo não vai te tornar alienado/Arquivo/SobreGente

Acabamos deixando de lado aquilo que é mais importante numa sociedade, que são seus valores éticos

Com os recentes escândalos envolvendo fortunas, não canso de me perguntar: “pra que tudo isso?” E às vezes deixo a imaginação fluir e me pego pensando no que eu faria com pelo menos uma das malas de dinheiro que o Geddel mantinha em seu apartamento.

A grande verdade é que a mídia tá aí pra isso mesmo. Para tentar fazer com que nós, brasileiros comuns, nos arrependamos de acordar cedo todos os dias, trabalhar decentemente e esperar pelo pagamento para ajustar as contas pensando se vai dar ou não pra fazer aquela viagem tão esperada.

A verdade é que diferente da canção do Cazuza, não são os nossos inimigos que estão no poder. São aqueles que elegemos de maneira democrática. Quer queiramos ou não, são eles os representantes da nossa nação a quem damos carta branca para tomar toda e qualquer decisão que direta ou indiretamente nos diga respeito. Mas enquanto não nos afeta, não estamos preocupados. Para a classe média, pouco importa o desvio do SUS, a falta de merenda escolar, a greve de professores. Criamos nossos filhos para se tornar doutores. E acabamos deixando de lado aquilo que é mais importante numa sociedade, que são justamente os seus valores éticos, noção de cooperação, respeito ao próximo.

Longe de mim ser pessimista ou decretar que merecemos tudo de pior por não sabermos votar. Mas a crise já está acontecendo faz tempo, e junto com ela a força de vontade pra mudar confrontando a insatisfação e o desejo de ter a quem culpar. Experimente não assistir TV por uma semana, não compartilhar nenhuma das tragédias e notícias ruins que nos mandam pelo celular todos os dias.

Busque notícias boas, como a de que o Brasil ficou entre os cinco melhores na cyber olimpíada, e de que cresce cada vez mais o número de agroflorestas no país ou então a notícia de que um dos melhores vinhos é brasileiro e custa apenas R$ 40,00.

O otimismo não vai te tornar alienado, idealista ou desavisado. Você vai continuar se deparando com pessoas pessimistas todos os dias, e talvez você consiga contagiá-las em vez de deixar que elas contagiem você. Pratique o bem. Ainda há esperança.


AO VIVO -TV da Câmara Legislativa
O desabafo do prefeito de Belo Horizonte
veja +
Shéridan defende aumento da pena para estupro
Eunício anuncia que é MP para alterar reforma trabalhista no Palácio
Vital do Rêgo entrega auditorias de 94 obras para Comissão de Orçamento avaliar
veja +