Senado versus Supremo

autor André Pereira Cesar

Postado em 28/09/2017 16:35:23 - 16:30:00


Símbolo da justiça em frente ao STF e ao fundo o Congresso/Arquivo/Divulgação

Situação aproximou o PT do PSDB, pois os petistas ressalvam que defendem a Constituição

O impasse envolvendo o Senado Federal e o Supremo Tribunal Federal ganhou contornos mais graves e concentra as atenções do mundo político.

A decisão da Corte de suspender o mandato de Aécio Neves gerou algo até então impensável - os partidos se uniram quase em unanimidade na defesa do senador tucano. O ambiente é de tensão.

Aqueles contrários ao posicionamento do STF alegam que um Poder está interferindo em outro. Além disso, argumenta-se que um parlamentar só pode ser afastado do cargo caso pego em flagrante. A decisão sobre o destino do mandato de Aécio, nesse caso, caberia ao plenário da Casa.

Ministros da Corte e juristas têm outra visão. Por essa ótica, a Corte é o "Supremo guardião da Constituição" e compete a ela a decisão final. Em suma, "cumpra-se o decidido".

A situação aproximou o PT do PSDB. Os petistas ressalvam que, mesmo sendo adversários históricos dos tucanos, defendem a Constituição. Como se vê, argumentos surgem de todos os lados.

Para o cidadão comum, o novo imbróglio apenas reforça certa aversão pela política real. Não por acaso, pesquisa encomendada pelo Democratas mostra elevados índices de rejeição aos partidos - PSDB, PMDB e PT entre eles. A opinião pública está perto de um limite perigoso.

Por ora, o quadro pode ser acertado de maneira negociada. No entanto, um passo em falso dos senadores pode agravar a crise, que passaria a ser institucional. O próximo capítulo ocorrerá na terça-feira da semana que vem, quando o plenário da Casa pode votar o processo.


TV Câmara Legislativa AO VIVO
Manifestantes querem aumento na taxa de compensação mineral
veja +
Meirelles firme na catequese de deputados além da reforma, também sobre Orçamento
Torquato diz que não há espaço para "ilações especulativas" em posse de Segovia
Segovia fala de MPF X PF na posse de diretor-geral da Polícia Federal
veja +