Temer novamente na berlinda

autor André Pereira Cesar

Postado em 22/09/2017 09:08:04 - 09:02:00


Geddel estaria negociando delação premiada que pegaria muitos peemedebistas/Arquivo/Reprodução

Para piorar a situação do presidente, Geddel Vieira Lima estaria negociando sua delação premiada

O presidente Michel Temer volta a enfrentar novo período de forte turbulência política. A nova ação do ex-procurador-geral Rodrigo Janot já está na Câmara dos Deputados, aumentando a pressão sobre o Planalto.

Para começar, a nova ação é mais contundente que a anterior. Denúncias feitas pelo doleiro Lúcio Funaro apontam que importantes nomes do PMDB, como Temer, Cunha e Henrique Eduardo Alves teriam recebido propina via Furnas e Caixa Econômica Federal, entre outros. Velho operador das finanças do mundo político, Funaro mostrou confiança em suas palavras.

Para piorar a situação do presidente, Geddel Vieira Lima estaria negociando sua delação premiada. Ex-homem forte do governo, o baiano não desejará ir a pique sozinho.

Em outra frente de problemas, a base aliada está em conflito quase aberto. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, vocalizou a insatisfação do DEM. Segundo ele, o partido teria recebido uma "facada nas costas" do PMDB, que teria cooptado parlamentares de outros partidos que negociavam seu ingresso no DEM.

Além disso, o Centrão segue pedindo a cabeça do ministro tucano Antônio Imbassahy, que a cada dia perde mais credibilidade no Congresso.

Terá condições Temer de enfrentar o quadro adverso? Na condição de presidente e com a caneta na mão, em tese a resposta é positiva. No entanto, sua margem de manobra é limitada. São poucas as mudanças em primeiro e segundo escalões que ele ainda pode fazer para atender aos aliados. A liberação de emendas também terá limites claros. Assim, será necessária uma boa engenharia política para que o Planalto vença a peleja.

A partir da próxima semana, o quadro ficará mais claro. O relógio corre e a data prevista para a votação da nova ação na CCJ da Câmara, 12 de outubro, está perigosamente próxima.

O presidente Temer viverá, mais uma vez, dias de fortes emoções.


AO VIVO -TV da Câmara Legislativa
O desabafo do prefeito de Belo Horizonte
veja +
Shéridan defende aumento da pena para estupro
Eunício anuncia que é MP para alterar reforma trabalhista no Palácio
Vital do Rêgo entrega auditorias de 94 obras para Comissão de Orçamento avaliar
veja +