Au revoir, Quebec!

autor Vitória Colvara

Postado em 30/07/2017 20:41:04 - 20:38:00


Em Quebec todos ficam sabendo da vida de todos/Vitória Colvara/Instagram

É verdade que aqui se fala francês, mas também se fala sorry, sorry, sorry e o bonjour

Cidade que conquistou meu coração desde a estrada, me recebendo com um nascer do sol incrível que fez valer a pena a economia de optar por viajar de ônibus de madrugada! Cada esquina um encanto e cada canto uma história belíssimamente contada por Michell, o guia turístico mais apaixonado que já conheci em toda a a minha vida. Michell reflete no próprio nome, que puxa o L ao final, todo o amor que tem pela cidade. 

Se por um lado já cheguei aqui pensando no meu melhor amigo, que tatuou em sua pele, por outro lado a expectativa não era tanta já que injustamente Quebec é comparada a Paris e eu, ao contrário da opinião comum, não senti meu coração palpitar nesse lugar tão famoso.

É verdade que aqui se fala francês, mas também se fala sorry, sorry, sorry e o bonjour vem acompanhado de um belo sorriso e um acolhimento que te faz querer ficar. Cada rua inspira poesia, cada poeta inspira canção e cada nota, seja de uma harpa ou de uma haritage*, inspira ternura e revela paixão.

Em um loja de Souvenir, uma amizade com um senhorzinho bastante galanteador que me conquistou ao falar com entusiasmo das tantas vezes que foi ao Brasil. Segundo ele, Toronto é muito grande pra nada e os vizinhos não se cumprimentam; Em Quebec, todos ficam sabendo da vida de todos, a não ser o que se mantém em secreto é claro, mas aqui ninguém morre de tristeza e ninguém tenta morrer.

"Look at me. Alive, strong and happy. In which another place could I have another chance with a wonderful brazilian woman?" todos sorriram da ousadia do velhinho; Eu não resisti, pedi uma foto. E ele continuou em francês: "Que bonheur, que bonheur ".

A noite o céu muda de cor, as ruas ficam cheias, turistas se misturam com moradores e todos param para ver uma multidão de ciclistas passar.

É, Quebec, um dia foi pouco pra te conhecer mas definitivamente foi o suficiente para nunca mais te esquecer! Eu volto, eu volto.


AO VIVO -TV da Câmara Legislativa
O desabafo do prefeito de Belo Horizonte
veja +
Shéridan defende aumento da pena para estupro
Eunício anuncia que é MP para alterar reforma trabalhista no Palácio
Vital do Rêgo entrega auditorias de 94 obras para Comissão de Orçamento avaliar
veja +