Enquanto agosto não vem

autor André Pereira Cesar

Postado em 27/07/2017 14:13:48 - 14:05:00


Agosto é considerado como o mês do cachorro louco/Arquivo

Preocupação com a economia, por sinal, explica em larga medida os números da nova pesquisa CNI

O mundo político prepara suas armas para agosto. A retomada dos trabalhos do Legislativo promete fortes emoções já nos primeiros dias do mês. Fortes turbulências são inevitáveis.

O grande evento, a votação no plenário da Câmara da ação de Rodrigo Janot contra o presidente Temer, alterou inclusive a rotina dos parlamentares. Aliados do peemedebista estarão em Brasília já no final de semana para discutir a questão. As velhas planilhas e mapas de votação estarão à mesa. O governo, em tese, tem maioria, mas todas as potenciais defecções serão monitoradas com lupa.

Enquanto Temer enfrenta o primeiro round para salvar seu mandato, o governo segue atuando firme no front da economia. Após o reajuste no preço da gasolina, desgastante por si só, o Comitê de Política Monetária do Banco Central anunciou nova queda na taxa básica de juros. Agora, a Selic está em 9,25%. A população, preocupada em fechar as contas do mês, no entanto, parece ter reagido sem empolgação ao anúncio.

A preocupação com a economia, por sinal, explica em larga medida os números da nova pesquisa CNI/Ibope. Os 70% de reprovação a Temer reflete o descontentamento geral. Some-se a isso o envolvimento do nome do presidente em supostos atos de corrupção e temos o quadro geral fechado. Temer é a Dilma da hora.

Sobre corrupção, a Lava-Jato ressurgiu com uma operação de grande impacto. A prisão de Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, coloca novamente o PT na berlinda. Dida, como é conhecido por seus pares, era mais um operador do partido. Como ele reagirá à prisão?

Por fim, a delação do doleiro Lúcio Funaro, a ser homologada muito em breve, já tira o sono de figuras de peso na capital.

Agosto é popularmente conhecido como o "mês do cachorro louco". A partir da próxima semana, essa máxima tende a se reforçar. Serão muitos os cachorros nessa condição. Os fortes verão.


Guga Kuerten diz que cortar dinheiro do esporte das crianças é ato de desespero
Forró e festa junina no gabinete do vice-presidente da Câmara
veja +
Comissão aprova criação de creches para filhos de agentes de segurança pública
Especialistas sugerem contratação de mais aprendizes pelo poder público
Aplicativo Sine Fácil ajuda 2,7 desempregados no Distrito Federal
veja +