Lampedusa visita o Brasil

autor André Pereira Cesar

Postado em 25/07/2017 13:41:53 - 13:29:00


Giuseppe Tomasi di Lampedusa, autor de ''O Leopardo''

Da obra ''O Leopardo'', de Giuseppe Tomasi, ''algo deve mudar para tudo continuar como está''

As férias de julho e o recesso não impedem que o noticiário político continue fértil. Novos fatos se sucedem, gerando a percepção, para a opinião pública, de que o governo enfrenta problemas de comando.

Para enfrentar a votação em plenário da ação de Janot, o presidente Temer entrou em pessoa no jogo. Sua conversa com a líder do PSB na Câmara, deputada Tereza Cristina (MS), foi o ponto alto dessa movimentação. Ele tenta trazer para o PMDB parlamentares que votam com o governo. Esse movimento, porém, gerou atritos na base. O DEM negociava algumas adesões e se indispôs. O resultado do processo ainda é incerto.

Por falar em DEM, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, segue articulando para ocupar a principal cadeira do Planalto. Apesar de jurar fidelidade a Temer, seu comportamento é ambíguo e incomoda ao círculo mais próximo do atual presidente.

Enquanto isso, medidas impopulares vão sendo anunciadas. O aumento de impostos sobre a gasolina já foi sentido pela população e pode gerar um efeito cascata na economia. Lembremos que o bolso é a parte mais sensível do corpo.

Também o anunciado Programa de Demissão Voluntária para o funcionalismo gerou ruídos. Não se sabe o real impacto fiscal da medida, mas ela já foi tentada tempos atrás (governo FHC) com resultados pífios.

Nos anos cinquenta, Giuseppe Tomasi, Duque de Lampedusa, publicou sua obra seminal, "O Leopardo". Sem entrar em detalhes do texto, registremos que nela se encontra a clássica frase "algo deve mudar para tudo continuar como está". Esse é o Brasil de 2017.

Uma presidente foi afastada e o novo comandante claudica no poder. No Congresso, os parlamentares mudam de partido, mas seguem, em larga medida, com suas posições fisiológicas. As traições estão por toda parte e os projetos são os mesmos, sejam eles novas-velhas reformas, PDVs ou aumento de impostos.

Lampedusa definitivamente está entre nós.


AO VIVO -TV da Câmara Legislativa
O desabafo do prefeito de Belo Horizonte
veja +
Shéridan defende aumento da pena para estupro
Eunício anuncia que é MP para alterar reforma trabalhista no Palácio
Vital do Rêgo entrega auditorias de 94 obras para Comissão de Orçamento avaliar
veja +