O Planalto contra-ataca

autor André Pereira Cesar

Postado em 29/06/2017 16:13:16 - 16:11:00


Deputada Mariana lê a denúncia contra Temer ao lado de Maia/Luís Macedo/Agência Câmara

Reação veio com a fala de Temer que é um claro indicativo de que a base aliada está unida

Após um período nas cordas, o governo Temer começa a retomar o controle do embate político. Os últimos dias foram marcados por significativos êxitos para o Planalto.

A reação teve início com a fala presidencial de terça-feira. A simbologia foi marcada pela colocação de Temer sobre a presença de muitos parlamentares no evento. "Fosse ainda presidente da Câmara, com esse quorum eu abriria uma sessão deliberativa", disse Temer. Tinha razão.

Esse é um claro indicativo de que a base aliada está, no momento, unida. Claro que a todos interessa manter o grupo no poder - a eventual queda de Temer abalaria fortemente o atual condomínio.

No âmbito do Legislativo, a aprovação da proposta de reforma trabalhista na Comissão de Constituição e Justiça do Senado foi outra demonstração de força. Apesar da profusão de votos em separado, o relatório do senador Romero Jucá (PMDB/RR) recebeu expressivos dezesseis votos favoráveis, um a mais do que o esperado pelo Planalto. Agora é sacramentar o processo no plenário da Casa, ainda em julho.

Também a indicação de Raquel Dodge para a vaga de Rodrigo Janot na PGR pode ser contabilizada como uma vitória. Adversária do atual titular do posto, ela certamente será mais conservadora em suas ações contra Temer.

Nem mesmo o afastamento de Renan Calheiros da liderança da bancada do PMDB do Senado parece abalar o governo. Isolado e com problemas legais e em seu estado, Alagoas, o agora ex-líder tem reduzido poderio bélico para ameaçar o Planalto.

Claro que há riscos no caminho. Outras denúncias de Janot serão apresentadas e a "dinâmica do fato novo" segue no ar. Mesmo assim, há tempos o presidente Temer não tinha uma situação tão favorável. As próximas semanas dirão se o movimento é consistente ou apenas um suspiro de moribundo.


O brasileiro é criativo - Despacito no ritmo e versão do vendedor de bom bom
Deputado ataca Ciro e classifica o pré-candidato de racista e caloteiro
veja +
Aprovada reserva de vagas em universidades públicas para alunos bolsistas de escolas beneficentes
CCJ aprova doação de blindados do Exército brasileiro ao Uruguai
Projetos culturais do Distrito Federal recebem recursos
veja +