Um mosaico da crise

autor André Pereira Cesar

Postado em 23/06/2017 08:19:50 - 08:14:00


Temer foi para a Rússia falar com Putin, mas a crise não saiu dele/Divulgação/PR

Não faltam problemas para a crise política que deve piorar na próxima semana com a denúncia de Janot

A crise (Temer) segue em viagem pela Europa e a situação continua a mesma no Brasil. Uma série de fatos registrados nos últimos dias dão o tom da fervura do mundo político.

Temer e Janot: o Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, decidirá até a próxima terça-feira se denuncia ou não Temer. Essa decisão é esperada com ansiedade e terá reflexos imediatos sobre a base aliada.

Fachin fica: por ora, o Supremo Tribunal Federal confirmou o acordo celebrado anteriormente e manterá o ministro Luiz Edson Fachin no caso JBS. O placar em sete votos a zero. Um ríspido diálogo entre os ministros Barroso e Gilmar Mendes, porém, indica o grau de tensão na Corte.

Carne brasileira na berlinda: a decisão do governo norte-americano de barrar a importação de carne bovina in natura do Brasil pode ter consequências desastrosas. Além dos danos à imagem dos produtos brasileiros, outros países importadores podem seguir o mesmo caminho. A questão é delicada.

Noruega corta: outra notícia ruim no front internacional vem da Noruega. O país é o maior financiador de projetos de proteção ambiental e decidiu cortar à metade o volume de investimentos na Amazônia. Uma evidente derrota para Temer.

Na esquerda: a esquerda brasileira também vive um momento delicado. Um grupo de velhas lideranças petistas se reuniu com membros do PSOL para discutir a formação de um novo partido. O ex-presidente Lula foi alijado da discussão, o que abre a indagação - estaria ele sendo isolado por seus pares justo agora que está sendo investigado? 

E as reformas?: no campo da agenda do Planalto, fica cada vez mais claro que a reforma da Previdência perde força. Parlamentares da base já falam abertamente que uma reforma do tipo somente será aprovada em um novo governo. Confirmada a hipótese, a reação dos mercados será negativa.


Guga Kuerten diz que cortar dinheiro do esporte das crianças é ato de desespero
Forró e festa junina no gabinete do vice-presidente da Câmara
veja +
Comissão aprova criação de creches para filhos de agentes de segurança pública
Especialistas sugerem contratação de mais aprendizes pelo poder público
Aplicativo Sine Fácil ajuda 2,7 desempregados no Distrito Federal
veja +