Macron obtém maioria absoluta na França

autor Misto Brasília

Postado em 18/06/2017 17:53:31 - 17:48:00


Macron festeja a vantagem nas eleições legislativas/Divulgação/Reprodução

Presidente conquistou a maioria parlamentar nas eleições legislativas deste domingo

A aliança do presidente francês Emmanuel Macron foi a grande vencedora das eleições legislativas na França neste domingo (18), conquistando a maioria parlamentar absoluta, conforme indicam projeções divulgadas pela imprensa francesa após o encerramento do segundo turno.

Com 75% das urnas apuradas, o Ministério do Interior francês afirmou que a aliança governista obteve 42% dos votos, seguida dos Republicanos, com distantes 22%.

Segundo sondagens, o partido centrista de Macron, República em Marcha! (LREM, na sigla em francês), junto com o aliado Movimento Democrático (MoDem), ganhou entre 355 e 425 assentos dos 577 da Assembleia Nacional – bem acima dos 289 necessários para conquistar a maioria parlamentar.

O resultado redesenha a paisagem política da França, representando um golpe para os partidos tradicionais – socialistas e conservadores – que vinham se alternando no poder há décadas antes da eleição de Macron em maio passado.

De acordo com diferentes projeções, os Republicanos e seus aliados conservadores formaram o maior bloco da oposição, com 107 a 133 assentos, enquanto o Partido Socialista, que esteve no poder nos últimos cinco anos, assegurou de 30 a 49 lugares, juntamente com seus aliados. (Da DW)


Rollemberg diz que não há decisão sobre ampliação do racionamento
Mensagem emocionante de quem construiu o Congresso
veja +
Parlamentares defendem ações e investimentos para a primeira infância
Para Perondi, governo enfrenta poderoso nicho de fiscais e Ministério Público do Trabalho
Eunício explica porque não leu o Projeto de Decreto do Trabalho Escravo
veja +