Um breve olhar sobre a conjuntura

autor André Pereira Cesar

Postado em 08/06/2017 16:22:35 - 16:19:00


Ministro Gilmar Mendes que encontrou um adversário à altura no TSE/Arquivo/STF

O embate entre Hermann Benjamin e Gilmar Mendes entrou para a história do TSE que está dividido

* O evento mais relevante é o julgamento do processo de cassação da chapa Dilma-Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O relator, ministro Herman Benjamin, mostra-se duro e direto em suas colocações e posições. O contraponto a ele foi dado pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, que tentou a todo momento desqualificar as teses do relator. O embate entre os dois já entrou para a história do Tribunal e mostra que o colegiado está dividido. O quadro terá reflexos sobre o Supremo Tribunal Federal (STF).

* Mesmo com a vitória no TSE, a situação do governo Temer seguirá crítica. A "dinâmica do fato novo" ainda impera e novas denúncias deverão enfraquecer ainda mais o presidente.

*Dois fatos de relevo marcaram a semana. A Polícia Federal prendeu mais um homem próximo a Temer, o ex-ministro Henrique Eduardo Alves. Além disso, a confirmação de que Temer voou em jatinho da JBS é vista como um elemento capaz de isolar ainda mais o presidente.

*No âmbito da aliança governista, as atenções estão voltadas para o PSDB, que se reunirá na próxima segunda-feira para decidir se continua ou não na base. Há grande pressão, especialmente entre os deputados federais do partido, pelo desembarque. O partido é o fiador da governabilidade e sua eventual saída certamente será acompanhada por outras agremiações.

*Enquanto isso, segue a paralisia decisória no Congresso Nacional. A Câmara dos Deputados vem produzindo pouco. No Senado Federal, nem mesmo a aprovação da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Econômicos serviu de alento. O quadro geral é ruim e assim seguirá ao menos a curto e médio prazos.


Guga Kuerten diz que cortar dinheiro do esporte das crianças é ato de desespero
Forró e festa junina no gabinete do vice-presidente da Câmara
veja +
Comissão aprova criação de creches para filhos de agentes de segurança pública
Especialistas sugerem contratação de mais aprendizes pelo poder público
Aplicativo Sine Fácil ajuda 2,7 desempregados no Distrito Federal
veja +