Um longo inverno no TSE

autor André Pereira Cesar

Postado em 07/06/2017 08:02:23 - 07:56:00


Cavaleiros do gelo na série Game of Trones/Arquivo/Divulgação

Bem à moda de Game of Thrones, sintetiza não somente o quadro geral na Corte Eleitoral

"O inverno chegou" no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A citação, bem à moda de Game of Thrones, sintetiza não somente o quadro geral na Corte Eleitoral, mas o Brasil como um todo. O julgamento do processo de cassação da chapa Dilma-Temer é mais uma etapa no processo pelo qual o país atravessa.

Já nas chamadas preliminares, o relator, ministro Herman Benjamin, foi claro em seu posicionamento. Ao contrário do solicitado pelas defesas de Dilma e de Temer, o Tribunal pode sim cassar mandatos. E, mais ainda, apesar da perda de mandato de Dilma, o processo não perdeu seu objeto.

Assim, o TSE começa a aplainar o terreno para um julgamento no mínimo tenso. Segue o jogo.

No entanto, em qualquer julgamento importante por Tribunais Superiores, previsões são no mínimo arriscadas. Um exemplo se deu no governo de Fernando Henrique Cardoso. À época, o pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou a cobrança de servidores inativos. Esperava-se a aprovação da matéria, mas os ministros impuseram uma fragorosamente derrota ao Planalto.

Portanto, é necessária cautela por parte de analistas e observadores. Não se pode descartar, por exemplo, um pedido de vistas que protele ainda mais a questão.

Em paralelo, o "entorno" do TSE segue vivendo seu inverno. A Polícia Federal continua o cerco ao presidente Temer - a prisão de outro ex-homem forte, Henrique Eduardo Alves, e a série de perguntas encaminhadas ao presidente alimentam o fogo. Isso sem contar boatos de toda ordem que circulam por Brasília.

O país segue convulsionado. A conclusão óbvia nesse início de junho é a de que muitos - pessoas, partidos, corporações, empresas, instituições - estão comprometidas com diversos ilícitos. Nossa ainda jovem e frágil democracia segue sendo testada.

O "longo inverno", na verdade, é de toda a Nação.


Guga Kuerten diz que cortar dinheiro do esporte das crianças é ato de desespero
Forró e festa junina no gabinete do vice-presidente da Câmara
veja +
Comissão aprova criação de creches para filhos de agentes de segurança pública
Especialistas sugerem contratação de mais aprendizes pelo poder público
Aplicativo Sine Fácil ajuda 2,7 desempregados no Distrito Federal
veja +