O dia dos extremos

autor André Pereira Cesar

Postado em 25/05/2017 08:47:31 - 08:41:00


Manifestante chuta bomba de gás atirada pela PM do DF/Jefferson Rudy/Agência Senado

De um protesto inicialmente bem organizado e articulado, a manifestação logo saiu de controle

No futuro, historiadores e demais analistas terão dificuldades para entender o ocorrido em Brasília no fatídico 24 de maio de 2017. Trata-se obviamente de um clichê, mas um clichê que se encaixa perfeitamente na realidade. Afinal, o que ocorreu?

Olhemos primeiramente para os manifestantes. De um protesto inicialmente bem organizado e articulado, a manifestação logo saiu de controle. Black blocks infiltrados atearam fogo na gasolina e, rapidamente, muitos estavam em meio a uma pancadaria desmedida. As imagens de ministérios severamente danificados resumem a opera.

Do lado das forças de segurança o que se viu foi uma comédia de erros. Faltou ação da inteligência dos comandantes para identificar os baderneiros presentes ao evento. O despreparo dos policiais por pouco não gerou uma tragédia de proporções épicas. Está mais do que na hora de se repensar a atuação da segurança pública.

Com relação ao governo Temer, a falta de autoridade (fruto da grave crise política) contribuiu para o ocorrido. A decisão final de se convocar o exército para proteger Brasilia ainda gerará muita controvérsia e nem mesmo a aprovação de sete medidas provisórias pela Câmara alivia o quadro.

Por sinal, a oposição cometeu um erro tático ao abandonar o plenário e deixar o terreno livre para a aprovação das medidas provisórias. Quisesse marcar posição de fato, os deputados contrários a Temer deveriam ter permanecido e debatido. Muito barulho por nada.

O saldo final apresenta vencedores e perdedores? A resposta é simples e direta - não. O que fica claro é a ausência de um projeto nacional. O atual governo se esfacela, enquanto a oposição parece perdida em questões menores.

Vivemos o "dia dos extremos". Que ao menos ele ensine algo a todos nós.


Guga Kuerten diz que cortar dinheiro do esporte das crianças é ato de desespero
Forró e festa junina no gabinete do vice-presidente da Câmara
veja +
Comissão aprova criação de creches para filhos de agentes de segurança pública
Especialistas sugerem contratação de mais aprendizes pelo poder público
Aplicativo Sine Fácil ajuda 2,7 desempregados no Distrito Federal
veja +