Terra em transe

autor André Pereira Cesar

Postado em 11/05/2017 13:20:22 - 13:09:00


Congresso Nacional, a caixa de ressonância política do Judiciário e do Executivo/Arquivo/Divulgação

O pedido de suspeição de Rodrigo Janot pode ser uma nova caixa de Pandora que está sendo aberta

Cantada em verso e prosa, a crise política ganhou ainda mais força nos últimos dias. Em diferentes frentes o ambiente se esgarçou e as consequências disso ainda não estão totalmente delineadas.

O ponto crítico se deu no depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro, em Curitiba. Na condição de réu, o ex-presidente mobilizou simpatizantes e militantes petistas e tentou politizar o processo. O saldo final, porém, foi pífio. Lula não conseguiu convencer aqueles que apoiam a Lava Jato e falou apenas para seu público cativo. No âmbito legal, a situação do ex-presidente também não melhorou. O petista enfrentará muitas dificuldades à frente.

No Congresso Nacional, o quadro também foi tensionado. Após os recentes confrontos registrados, a Casa foi fechada para a votação da reforma da Previdência. O ambiente seguirá tenso, pois o processo de votação da matéria está longe de concluído. Também a reforma trabalhista, essa no Senado Federal, gerará novos ruídos.

Igualmente o Judiciário apresentou seus conflitos. O mais evidente foi o pedido de suspeição, feito pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot, ao ministro Gilmar Mendes. O caso envolve o processo sobre o empresário Eike Batista e mostra um lado sombrio e ainda pouco conhecido da Justiça brasileira. Uma nova caixa de Pandora pode estar sendo aberta.

Em suma, há um evidente ambiente de desconforto e desconfiança no país. Um ambiente onde o debate sai enviesado, as forças políticas não fazem avançar a agenda e as instituições ficam em xeque. O "nós contra eles" ganha espaço, mas ao final será a sociedade como um todo que perderá. Glauber Rocha nunca esteve tão atual. Brasil em transe.


AO VIVO - II Congresso de Direito Eleitoral de Brasília
O brasileiro é criativo - Despacito no ritmo e versão do vendedor de bom bom
veja +
Aprovada reserva de vagas em universidades públicas para alunos bolsistas de escolas beneficentes
CCJ aprova doação de blindados do Exército brasileiro ao Uruguai
Projetos culturais do Distrito Federal recebem recursos
veja +