Sobre o mal que ronda o planeta

autor André Pereira Cesar

Postado em 08/05/2017 07:46:00 - 07:40:00


Macron sucede a Holande (esquerda), que teve uma péssima gestão/Publico

Os mais de 30% recebidos por Le Pen mostram que os grupos mais conservadores têm espaço relevante

Macron confirmou o favoritismo e, no segundo turno das eleições francesas, derrotou a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen. A vitória do candidato de centro, que já era apontada pelas pesquisas, deixa no ar uma pergunta importante: qual o real impacto do pleito sobre os movimentos de direita que pipocam pelo planeta? 

No caso francês, apesar da larga vantagem de Macron nas urnas, os mais de 30% recebidos por Le Pen mostram que os grupos mais conservadores do país têm espaço relevante na cena política.

Mais ainda, as eleições legislativas de logo mais representarão importante teste para o novo grupo no poder. O espaço dos conservadores no parlamento pode aumentar.

Outros países da Europa Ocidental enfrentam, cada um à sua moda, questão similar. A Inglaterra, que sob Theresa May deu início ao processo do Brexit, deverá antecipar eleições para junho e tudo pode acontecer.

Dentro do novo cenário mundial, o que se vê é um grande fluxo migratório dos países pobres para os ricos. Isso tem forte impacto nas populações, que temem perder empregos e qualidade de vida com os novos "vizinhos" - lembrando que, em geral, esses migrantes ficam com os subempregos, que as populações locais rejeitam pela baixa qualificação e remuneração.

Como o Brasil se enquadra nesse processo? Nos últimos anos registra-se o crescimento de grupos mais a direita do espectro ideológico, com nomes emergentes como João Dória e Jair Bolsonaro. Faltando mais de um ano para as eleições, porém, seria no mínimo temerário tentar aferir a real força deles para a sucessão presidencial. Um exercício de futurologia, em suma.

O fato é que as eleições francesas representaram importante derrota para grupos xenófobos. O tempo dirá se essa derrota representa o início da retomada de outros setores e se se trata apenas de um acidente de percurso.


Guga Kuerten diz que cortar dinheiro do esporte das crianças é ato de desespero
Forró e festa junina no gabinete do vice-presidente da Câmara
veja +
Comissão aprova criação de creches para filhos de agentes de segurança pública
Especialistas sugerem contratação de mais aprendizes pelo poder público
Aplicativo Sine Fácil ajuda 2,7 desempregados no Distrito Federal
veja +