Para que você NÃO paga imposto

autor Maya Félix

Postado em 18/04/2017 08:39:23 - 08:35:00


O leão do Imposto de Renda tem fome, mas presta poucos serviços/Arquivo/Reprodução

Você não paga imposto para ser atendido em um hospital limpo, bem equipado e com profissional

Você sabe que paga imposto. Trabalha cerca de cinco meses apenas para pagar impostos, taxas e similares. Ninguém sabe ao certo para que se paga imposto, esta é a verdade. Se você ganha mais de 1.800 reais, já paga imposto de renda, além dos outros, embutidos nos remédios, nos alimentos, na gasolina, na passagem de ônibus, na conta de luz elétrica, na conta corrente e na poupança. Se ganha menos de 1.800,00, o que não é lá grande coisa diante do custo de vida Brasil, você continua a pagar, mesmo assim, todos os demais impostos. Ninguém tem piedade, não.

Eu vou dizer para que é que você NÃO paga imposto. É mais fácil do que tentar adivinhar para qual senador você banca três aposentadorias, para qual governador você custeia passagem para Paris ou para qual deputado você banca viagem a Cuba.

Em primeiro lugar, você NÃO paga imposto para ter um Estado eficiente. O Brasil é o rei da burocracia, da lentidão processual, da ineficácia governamental. Seu imposto custeia um Estado moroso, pesado, gigantesco, com direito a milhares de cargos comissionados em nível municipal, estadual e federal. Além disso, é o rei da corrupção. As dependências do Congresso Nacional são suntuosas, Brasília não é para qualquer um, e quem custeia luxo e mais luxo para políticos que trabalham pouco e se aposentam cedo a peso de ouro é você.

Você NÃO paga imposto para que sua filhinha estude em tempo integral numa excelente escola pública, ou numa creche pública, para que você trabalhe. Você NÃO paga imposto para que seus filhos sejam educados adequadamente no ensino médio: você trabalha duramente para que eles sejam porcamente doutrinados sobre baboseiras como educação sexual e teoria do gênero, ideologia socialista e outras pérolas. Português, Matemática, História, Geografia e Química é o que eles menos aprendem, na verdade. Você NÃO paga imposto para que seus filhos sejam preparados, na escola pública do ensino fundamental e médio, para entrar de forma competente na universidade pública.

Você NÃO paga imposto para ser atendido em um hospital público limpo, bem equipado e com profissionais que o atendam tranquilamente, no momento em que você precisa, sem que você tenha que entrar em uma fila desumana. Você NÃO paga imposto para ter um posto de saúde perto da sua casa com atendimento básico correto, sem outros pagadores de impostos doentes entupindo os corredores e salas, em agonia e abandono de quem não tem um dinheiro a mais para bancar um hospital em que sejam tratados como gente.

Você NÃO paga imposto para andar tranquilamente na rua, de dia ou de noite, ou para estacionar seu carro sem sobressalto, sem ter que dar o dinheiro quase obrigatório do flanelinha. Você NÃO paga imposto para usar um relógio caro ou uma joia de família na rua sem a preocupação de ser assaltado. Você NÃO paga imposto para viajar e deixar sua casa tranquilamente, sem imaginar que é bem possível que ladrões arrombem a porta e roubem seu patrimônio, que você suou muito para comprar. Você NÃO paga imposto para a polícia descobrir quem roubou sua casa, prender e recuperar os seus bens. Você NÃO paga imposto para que os ladrões sejam presos e permaneçam presos, de acordo com a Lei. Você NÃO paga imposto por um sistema judicial, penal e carcerário eficiente.

Você NÃO paga imposto para que seu bairro seja inteiramente servido por rede de esgoto e água potável, calçadas limpas, ruas asfaltadas, áreas de lazer públicas. Você NÃO paga imposto para que em sua cidade não haja valas repletas de larvas de mosquitos que provavelmente causarão epidemias de dengue, chikungunya, febre amarela e outras doenças que já deveriam ter sido erradicadas. Você NÃO paga imposto para o Ministério da Saúde erradicar essas doenças, inclusive o cólera, a hidrofobia, a leishmaniose e outras, fruto de sujeira, do acúmulo de lixo e da falta de esgotos. Você NÃO paga imposto para que estações de tratamento de lixo cuidem adequadamente dos detritos produzidos pelos habitantes de sua cidade.

Enfim, você NÃO paga imposto para ter uma vida melhor. Você NÃO paga imposto para ser respeitado, protegido, educado, tratado e cuidado pelo Estado, pelo Governo, pelas autoridades. O Estado é grande e gordo, exigente e faminto, e os impostos são abusivos para que ele seja mantido assim. Você apenas trabalha para sustentar tudo isso.


Olha quem manda um abraço para o Misto Brasília
Perondi defende distritão e prevê o distrital misto
veja +
Deputados do PSDB dizem que são contra fundo de campanha de R$ 3,5 bilhões
Câmara aprova projeto que garante apoio financeiro às Santas Casas
Roberto Rocha sinaliza delações na CPI do BNDES
veja +