Andy Warhol visita o TSE

autor André Pereira Cesar

Postado em 30/03/2017 08:37:17 - 08:27:00


Plenário do Tribunal Superior Eleitoral/Arquivo/Divulgação

O ministro Herman Benjamin, do TSE, será duro e deverá pedir a condenação da chapa Dilma-Temer

Aos olhos da opinião pública, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sempre foi uma instituição que parece atuar pouco. O julgamento da chapa Dilma-Temer deve mudar esse quadro. A história política do Brasil ganhará um novo e importante capítulo a partir da próxima semana.

A questão concentrará as atenções de toda a Nação. A importância do caso fica evidente já na agenda da Corte eleitoral - foram marcadas nada menos que quatro sessões, entre terça e quinta-feira próximas, para tratar exclusivamente do caso.

Mas o que esperar do julgamento? Sabe-se que o voto do relator, ministro Herman Benjamin, será duro e deverá pedir a condenação da chapa. A partir disso, são várias as possibilidades de desfecho.

Os ministros poderão acompanhar Benjamin e votar pela condenação da chapa. Outra possibilidade é a de que se desmembre o processo. Nesse caso, a ex-presidente Dilma perderia os direitos políticos, enquanto outra solução (mais branda) seria dada ao presidente Temer.

Por ora, tudo é especulação. O mais provável é que algum ministro peça vista, o que adiará a decisão por tempo indeterminado.

Nos bastidores de Brasília comenta-se que, cassado Temer, mas mantidos seus direitos políticos, ele poderá ser eleito novamente pelo Congresso Nacional, de maneira indireta, conforme determina a Constituição nesse caso. Uma solução à brasileira, que demandará intensa negociação política para se materializar. A conferir.

O artista norte-americano Andy Warhol certa vez afirmou que "no futuro todos terão seus quinze minutos de fama". No caso do TSE, espera-se que esse novo protagonismo (e essa fama) dure bem mais do que os quinze minutos de Warhol. Somente com o Tribunal fortalecido e respeitado poderá se pensar em uma democracia mais sólida, com o mundo político respeitando as regras eleitorais.

 


Guga Kuerten diz que cortar dinheiro do esporte das crianças é ato de desespero
Forró e festa junina no gabinete do vice-presidente da Câmara
veja +
Comissão aprova criação de creches para filhos de agentes de segurança pública
Especialistas sugerem contratação de mais aprendizes pelo poder público
Aplicativo Sine Fácil ajuda 2,7 desempregados no Distrito Federal
veja +