Alívio na pecuária: países voltam a comprar carne

autor Misto Brasília

Postado em 25/03/2017 19:41:02 - 19:39:00


Retomada dos negócios tranquiliza mercado de exportação de carne/Arquivo

Três países que representam 20% das compras anunciaram hoje a retomada dos negócios

China, Egito e Chile anunciaram neste sábado a reabertura de seus mercados para a importação de carne brasileira, movimentos que foram comemorados pelo governo brasileiro, que se mobilizou nos últimos dias para tentar diminuir o dano às exportações após escândalo envolvendo a fiscalização dos produtos no Brasil.

"Estamos plenamente confiantes que outros países seguirão o exemplo da China", afirmou o presidente Michel Temer, em nota.

Juntos, os três países receberam 20,7% de total de exportações brasileiras de carne em 2016. A China foi o maior mercado, com 12,6% do total -- ou US$ 1,75 bilhão, segundo a Reuters..

O país havia divulgado uma suspensão temporária das importações na segunda-feira, após as denúncias da Polícia Federal sobre supostas propinas pagas para venda de produtos sem inspeção, no âmbito da operação Carne Fraca.

Agora, os produtos brasileiros poderão voltar a ser importados pela China, com exceção daqueles provenientes dos 21 frigoríficos sob suspeita, cujas licenças de exportação já haviam sido suspensas pelo governo brasileiro.


AO VIVO - II Congresso de Direito Eleitoral de Brasília
O brasileiro é criativo - Despacito no ritmo e versão do vendedor de bom bom
veja +
Aprovada reserva de vagas em universidades públicas para alunos bolsistas de escolas beneficentes
CCJ aprova doação de blindados do Exército brasileiro ao Uruguai
Projetos culturais do Distrito Federal recebem recursos
veja +