Eu acreditava em tudo que Lula dizia

autor Maya Félix

Postado em 23/01/2017 11:14:02 - 11:06:00


Manifestação contra a corrupção na Esplanada dos Ministérios/Arquivo/ImprensaViva

Saí de lá totalmente consciente de que a esquerda era uma doença, um mal a ser combatido

Eu era sinceramente de esquerda. Eu acreditava em tudo o que o Lula dizia. Eu era feminista. Eu chorei quando o Lula perdeu para o Collor, em 1989. Eu lutei pelo Impeachment do Collor. Eu era sincera quando fazia movimento estudantil. Eu acreditava que estava construindo um mundo melhor.

Eu fui ao primeiro Fórum Social Mundial em Porto Alegre, em 2000. Eu me desfiliei do PT em 2006 porque eu achava que o Governo Lula não estava suficientemente à esquerda. Em 2008, eu comecei a mudar. Em 2009, após ler alguns livros e pensar bastante, eu entendi que a esquerda estava errada. O discurso parecia sincero, mas era vitimizante, mentiroso, enganador. Era um canto de sereia.

Eu compreendi que durante toda a minha vida tinha pensado de modo equivocado, ainda que minhas intenções tivessem sido as mais nobres e verdadeiras possíveis. Quando voltei a Paris, em 2011, para fazer pesquisas para minha tese de doutorado, levei um choque: a França estava um caos. A cidade pacífica em que eu havia morado, entre 1996 e 2000, estava esgotada.

A aplicação das teorias e práticas da esquerda na administração da cidade haviam transformado a linda Cidade Luz num misto de lixeira e centro de tensões culturais e raciais. Roubos, agressões, mendicância, coisas que eu nunca tinha visto na cidade, passaram a ser moeda corrente.

Saí de lá totalmente consciente de que a esquerda era uma doença, um mal a ser combatido. E que não devia ser confundida com amor, misericórdia, justiça: a esquerda, muito perspicazmente, distorce esses conceitos, apropriando-se dos arcabouços morais e éticos da sociedade.

É a hipocrisia mais profunda que sustenta a prática esquerdista. Quando eu finalmente entendi isso, eu fui livre.


Repórter se disfarça de mendigo para pedir um abraço. Veja as reações
Evacuação na Câmara dos Deputados. É só treinamento
veja +
Jucá está confiante que minirreforma eleitoral será aprovada após ajustes
Eunício diz que pauta do Senado é do Brasil e não paralisará
Marco Tebaldi diz que lei favorece o livre comércio
veja +