Uma morte que precisa ser honrada

autor Gilmar Correa

Postado em 19/01/2017 19:59:26 - 19:50:00


Teori Zavascki foi advogado catarinense e tinha respeito no meio jurídico/Arquivo/STF

Teori Zavascki representava a esperança do país em realizar uma faxina na metástese da corrupção

A morte do ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki - confirmada pelo seu filho Francisco no Facebook -, criou um grande ponto de interrogação. Além das dúvidas sobre as causas do acidente, a maior questão é a continuidade do maior processo jurídico da História recente.

O envolvimento de figuras importantes da política e do PIB brasileiro na Operação Lava Jato, abre um cenário de dúvidas sobre a continuidade e rapidez no julgamento dos envolvidos. Muitos desses personagens ainda não foram citados como réus pela Suprema Corte.

A consternação se mistura a um gosto amargo de impotência. O catarinense Teori Zavaski iria se pronunciar em fevereiro sobre a legalidade das delações premiadas, que atingem toda a República, inclusive o próprio presidente Michel Temer, além do ex-presidente Lula da Silva.

Explicar como foi o acidente é importante para não deixar dúvidas sobre a possibilidade de um atentado. O próprio filho do ministro chegou a sugerir ameaças por conta da importância do trabalho do pai.

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Roberto Veloso, cobrou, a rápida investigação da queda do avião. ”Diante das altas responsabilidades a ele atribuídas, em especial a condução dos processos da Lava Jato no STF, é imprescindível a investigação das circunstâncias nas quais ocorreu a queda do avião em que viajava".

O juiz Sergio Moro disse que estava “perplexo”. Disse que era um “exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste país. Sem ele, não teria havido a Operação Lava Jato”, disse o juiz.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que na “relatoria da operação, o ministro não hesitou em adotar medidas inéditas para a Suprema Corte, a pedido do Ministério Público Federal”.


Guga Kuerten diz que cortar dinheiro do esporte das crianças é ato de desespero
Forró e festa junina no gabinete do vice-presidente da Câmara
veja +
Comissão aprova criação de creches para filhos de agentes de segurança pública
Especialistas sugerem contratação de mais aprendizes pelo poder público
Aplicativo Sine Fácil ajuda 2,7 desempregados no Distrito Federal
veja +