''Um dezembro de intempéries''

autor André Pereira Cesar

Postado em 02/12/2016 10:28:06 - 10:19:00


Gilmar, Renan, Moro e Requião no debate sobre abuso de autoridade/Geraldo Magela/Agência Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros também enfrenta um momento difícil, agora como réu

Dezembro chegou e trouxe consigo um período de forte instabilidade climática em Brasília. Na política, o ambiente é similar. Nuvens carregadas se formam no horizonte e as próximas semanas serão marcadas por grande tensão.

Já no próximo domingo, protestos marcados para diversas cidades darão o tom do que virá pela frente. Mais uma vez a população sairá às ruas, dessa vez tendo como foco principal o Congresso Nacional. Além das manifestações, outros "eventos" entram no cardápio do mundo político nas próximas semanas.

A lista é extensa. A delação de executivos da Odebrecht, finalmente sacramentada, poderá trazer novos nomes para o epicentro da Lava-Jato. A especulação em torno desses novos atores é grande e aumentará com a evolução dos fatos.

Outro ponto delicado é o pacote de medidas contra a corrupção. O texto aprovado pela Câmara dos Deputados desfigurou o relatório original, de autoria de Onyx Lorenzoni (DEM-RS), e desagradou a opinião pública. Resta saber se o Senado Federal manterá o conteúdo acatado pelos deputados ou retomará a proposta de Lorenzoni.

Por falar em Senado, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), também enfrenta um momento difícil. O Supremo Tribunal Federal decidiu colocá-lo na condição de réu em processo movido contra ele, e a pressão sobre o parlamentar alagoano só aumentará.

No âmbito do Planalto, o caso Geddel/Calero esfriou um pouco, mas novos desdobramentos são esperados. O papel no caso do núcleo político do governo, inclusive do presidente Michel Temer, precisa ser totalmente esclarecido.

Todo esse quadro tem como pano de fundo a crise econômica, que não dá sinais de recuar. O Natal de 2016 será triste para milhões de famílias, que empobrecem a olhos vistos. 

Portanto, as nuvens negras de dezembro estão aí. Somente uma mudança radical nos rumos da nação reverterá essa realidade.

 


Rollemberg diz que não há decisão sobre ampliação do racionamento
Mensagem emocionante de quem construiu o Congresso
veja +
Parlamentares defendem ações e investimentos para a primeira infância
Para Perondi, governo enfrenta poderoso nicho de fiscais e Ministério Público do Trabalho
Eunício explica porque não leu o Projeto de Decreto do Trabalho Escravo
veja +