''Um dezembro de intempéries''

autor André Pereira Cesar

Postado em 02/12/2016 10:28:06 - 10:19:00


Gilmar, Renan, Moro e Requião no debate sobre abuso de autoridade/Geraldo Magela/Agência Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros também enfrenta um momento difícil, agora como réu

Dezembro chegou e trouxe consigo um período de forte instabilidade climática em Brasília. Na política, o ambiente é similar. Nuvens carregadas se formam no horizonte e as próximas semanas serão marcadas por grande tensão.

Já no próximo domingo, protestos marcados para diversas cidades darão o tom do que virá pela frente. Mais uma vez a população sairá às ruas, dessa vez tendo como foco principal o Congresso Nacional. Além das manifestações, outros "eventos" entram no cardápio do mundo político nas próximas semanas.

A lista é extensa. A delação de executivos da Odebrecht, finalmente sacramentada, poderá trazer novos nomes para o epicentro da Lava-Jato. A especulação em torno desses novos atores é grande e aumentará com a evolução dos fatos.

Outro ponto delicado é o pacote de medidas contra a corrupção. O texto aprovado pela Câmara dos Deputados desfigurou o relatório original, de autoria de Onyx Lorenzoni (DEM-RS), e desagradou a opinião pública. Resta saber se o Senado Federal manterá o conteúdo acatado pelos deputados ou retomará a proposta de Lorenzoni.

Por falar em Senado, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), também enfrenta um momento difícil. O Supremo Tribunal Federal decidiu colocá-lo na condição de réu em processo movido contra ele, e a pressão sobre o parlamentar alagoano só aumentará.

No âmbito do Planalto, o caso Geddel/Calero esfriou um pouco, mas novos desdobramentos são esperados. O papel no caso do núcleo político do governo, inclusive do presidente Michel Temer, precisa ser totalmente esclarecido.

Todo esse quadro tem como pano de fundo a crise econômica, que não dá sinais de recuar. O Natal de 2016 será triste para milhões de famílias, que empobrecem a olhos vistos. 

Portanto, as nuvens negras de dezembro estão aí. Somente uma mudança radical nos rumos da nação reverterá essa realidade.

 


Vídeo alerta para as desigualdades e convida para a reforma solidária
Sindicatos de fiscais de tributos preparam proposta para reforma tributária
veja +
Relatório da MP da privatização da Eletrobras será votado dia 8 de maio
Placas do Mercosul serão obrigatórias apenas para veículos novos e transferidos
Câmara analisa limites da legítima defesa
veja +