O caso Hargreaves como exemplo para Temer

autor André Pereira Cesar

Postado em 21/11/2016 09:04:44 - 08:59:00


Ex-presidente Itamar Franco deu exemplo que serve como refer~encia/Arquivo/InstitutoordemPublica

Decisão salomônica do ex-presidente Itamar Franco tornou-se referência de boa conduta pública

Independentemente do desfecho que se dê ao caso envolvendo o secretário do Governo Temer, ministro Geddel Vieira Lima, a questão terá consequências inevitáveis para o Planalto.

As acusações do ex-ministro da Cultura contra Geddel são graves. Tão ou mais grave que as denúncias, porém, é a demora do presidente Michel Temer em se pronunciar a respeito. O fator tempo é crucial e, para a opinião pública, passa-se a imagem de que a presidência seria conivente com os supostos desvios de conduta relatados. 

É evidente que mexer uma peça importante dentro da estrutura palaciana tem custos políticos, mais ainda quando isso se dá em pleno processo de votação do ajuste fiscal pelo Congresso Nacional. 

A história brasileira registra um evento que pode servir de exemplo para o presidente Temer. Em 1993, o então ministro da Casa Civil, Henrique Hargreaves, teve seu nome citado na CPI dos Anões do Orçamento como envolvido no esquema. Homem forte do presidente Itamar Franco, Hargreaves licenciou-se do governo enquanto as investigações estiveram em curso. Nada foi provado contra ele, que retornou ainda mais forte ao posto. 

O caso tornou-se referência de boa conduta pública. A solução salomônica para o presidente Temer seria essa. Afastar de imediato o ministro Geddel e aguardar as investigações. Nada provado, ele retornaria ao cargo. Do contrário, o presidente se mostraria empenhado em reforçar a ética pública. Em ambas as situações, Temer sairia ganhando. A chance para o presidente está dada. 

Outros ministros de seu governo foram exonerados, como Romero Jucá e Henrique Eduardo Alves. Um eventual afastamento de Geddel, mesmo que temporário, será benéfico para o governo.

 


O brasileiro é criativo - Despacito no ritmo e versão do vendedor de bom bom
Deputado ataca Ciro e classifica o pré-candidato de racista e caloteiro
veja +
Aprovada reserva de vagas em universidades públicas para alunos bolsistas de escolas beneficentes
CCJ aprova doação de blindados do Exército brasileiro ao Uruguai
Projetos culturais do Distrito Federal recebem recursos
veja +