O Brasil é laico?

autor Vitória Colvara

Postado em 07/11/2016 15:38:03 - 15:35:00


Plenário do STF onde há uma cruz como que a proteger os atos ministeriais/Arquivo/STF

Estamos bem longe a qual nos propomos, tanto pelo desrespeito e como pelo preconceito

A nossa Constituição prevê a laicidade do Estado e situa enquanto direito fundamental inviolável a liberdade de consciência e de crença. Em tese, isso significaria que o poder público é religiosamente neutro e que todos os brasileiros têm o direito de professar a religião que bem entendem ou de não professar religião alguma.

Na prática ainda nos deparamos com expressões como “chuta que é macumba” e cotidianamente em maior ou menor medida somos intolerantes principalmente com as religiões não cristãs.

A intolerância é tanta que rendeu tema de redação no Enem realizado no último final de semana.

O fato é que ainda estamos bem longe da laicidade a qual nos propomos, tanto pelo desrespeito e preconceito com as diversas manifestações, quanto pela imunidade tributária para templos religiosos - também prevista na Constituição - mas que se aplica quase que exclusivamente aos templos evangélicos.

Ou seja, a Constituição que garante a liberdade de crença é a mesma que prevê em seu preâmbulo, haver sido redigida “sob a proteção de Deus”.

Se em 1988, no clamor pela democracia, já seria difícil alcançar essa neutralidade estatal em matéria religiosa, hoje, em 2016, com a Frente Parlamentar Evangélica composta por mais de cento e noventa parlamentares, sempre atuantes e com propostas de leis cada vez mais retrógradas, eu diria que a tal da laicidade nunca esteve tão distante e porque não dizer inalcançável?!


Guga Kuerten diz que cortar dinheiro do esporte das crianças é ato de desespero
Forró e festa junina no gabinete do vice-presidente da Câmara
veja +
Comissão aprova criação de creches para filhos de agentes de segurança pública
Especialistas sugerem contratação de mais aprendizes pelo poder público
Aplicativo Sine Fácil ajuda 2,7 desempregados no Distrito Federal
veja +