Tesouro mostra economia de R$ 10 bilhões com tesourada

autor Misto Brasília

Postado em 29/09/2016 17:20:08 - 17:15:00


Ana Paula Vescovi secretária do Tesouro Nacional/Ag.Brasil

Ana Paula Vescovi diz trabalhar com medidas de curto prazo para cortar gasto público

A secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, defendeu nesta quinta-feira, 29, que a revisão de programas de benefícios pagos pelo governo federal se traduz em economia de R$ 10 bilhões para o Orçamento de 2017.

Ouça áudio da entrevista coletiva da secretária do Tesouro ao lado

Novas regras para a concessão de benefícios de prestação continuada são exemplos de áreas a serem trabalhadas. Bem como nos programas como o auxílio-defeso e o auxílio-doença, que já foram divulgados pelo governo.

Segundo Vescovi a disposição é grande para evitar gastos. "Estamos fazendo sim algo para empreender medidas de curto prazo para melhorar a eficiência do gasto público."

A despesa com folha de pagamento nos Estados, um gasto público que mais aumentou nos últimos anos é um outro alvo. A ordem é dos governos estaduais é realizar reformas estruturais. Segundo ela, a interlocução entre União e governadores durante a renegociação das dívidas dos Estados apontou nessa direção.

"A própria Reforma de Previdência contém temas que tangenciam os regimes de servidores públicos estaduais, no sentido de convergência das regras. Além disso, governadores têm discutido formas de fazermos uma proposta de emenda constitucional (PEC) com teto dos gastos também para os Estados", afirmou.

Vescovi citou ainda que o relator da PEC do teto dos gastos públicos, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), soube bem separar as medidas para o Governo Federal e para os Estados.

"Isso foi feito para que possa haver foco no debate de cada uma delas, o que pode favorecer o processo e torná-lo mais transparente."

Mais tarde, nesta mesma quinta-feira, Vescovi informou que o governo encaminhará ao Congresso Nacional uma segunda proposta de emenda constitucional (PEC) que criará um teto para os gastos dos estados.


Vídeo alerta para as desigualdades e convida para a reforma solidária
Sindicatos de fiscais de tributos preparam proposta para reforma tributária
veja +
Relatório da MP da privatização da Eletrobras será votado dia 8 de maio
Placas do Mercosul serão obrigatórias apenas para veículos novos e transferidos
Câmara analisa limites da legítima defesa
veja +